CVC - Viagens

Bem-vindo a CVC,

(sair)

128
0

Salvador, a terra do Carnaval, abriga praias, museus e construções históricas

País: Brasil | Estado: Bahia | Cidade: Salvador | Região: Nordeste

Salvador de todos os santos, de Nosso Senhor do Bonfim, dos mulatos inzoneiros e das morenas de curvas sinuosas. Se existe uma terra onde a miscigenação reina onipresente, esse lugar é Salvador, a capital do estado da Bahia. A intensa mistura de crenças e raças recriou uma gente temperada pela alegria e marcada pelo contraste. Deve ser por isso que esse reduto da efervescência turística e cultural se estabeleceu como ícone mundial da cultura, da hospitalidade e de belezas naturais infindáveis.

O que não falta a Salvador são atrações, prova disso, são as praias, os museus e as construções seculares. Em Salvador, há ainda um amplo leque de atividades para relaxar ao ar livre, aliando exercícios ou uma simples caminhada a um passeio em área verde e conservada nos parques locais.

Ler mais

Fotos Oficiais

Casas do Pelourinho

Casas do Pelourinho

São as fachadas coloridas e cerca de 800 casarões dos séculos 17 e 18, que tornam o Pelourinho, bairro de Salvador, uma das maiores referências da capital baiana e Patrimônio Histórico da Humanidade. (Crédito: Bahiatursa)

Edifício Lacerda

Um dos principais pontos turísticos de Salvador, o Elevador Lacerda liga a Cidade Alta à Cidade Baixa. Do topo da edificação é possível se ter a mais bela vista panorâmica da capital soteropolitana - transporta aproximadamente 118 passageiros. (Crédito: Bahiatursa)

Fitinha de Nosso Senhor do Bonfim

A fita do Senhor do Bonfim é presa ao pulso com três nós. Cada nó permite um pedido, mantido em segredo até que a fita se rompa por desgaste natural. (Crédito: Bahiatursa)

Praia da Barra

Localizada a cinco quilômetros do centro de Salvador, a Praia da Barra promete agito o ano todo, especialmente na época do Carnaval. É dela que parte um dos dois circuitos que percorrem a cidade - o Circuito Osmar. (Crédito: Bahiatursa)

Farol da Barra, em Salvador

Construído no interior do Forte de Santo Antônio da Barra, o Farol da Barra é considerado um ícone de Salvador. (Crédito: Bahiatursa)

Vista aérea da noite de Salvador

(Crédito: Bahiatursa)

Carnaval Bahia

Salvador realiza a maior festa de rua do mundo – são cerca de 2 milhões de pessoas por dia. Nos blocos de trio ou nos camarotes, a alegria toma conta durante seis dias seguidos de festa, comandados por nomes populares de nossa música. (Crédito: Ieda Santos)

Lembranças da Bahia

Se tiver tempo, vale a pena seguir até Maragogipinho, a três horas de Salvador. Considerado o maior centro de produção de cerâmica artesanal da Bahia, é lá onde são produzidas as melhores cerâmicas de barro do destino. (Crédito: Bahiatursa)

Berimbau baiano

Utilizado para musicalizar a dança da capoeira, esse instrumento foi trazido ao Brasil pelos escravos angolanos. (Crédito: Bahiatursa)

Procissão de fé

O candomblé, a mais antiga religião afro-brasileira, é a principal manifestação de fé em toda Bahia, principalmente em Salvador. (Crédito: Bahiatursa)

Museu da Cidade

Localizado no Largo do Pelourinho, o Museu resgata a história da cidade, através de exposições que incluem trajes de orixás do Candomblé, os pertences pessoais do poeta Castro Alves, pinturas, esculturas e bonecos de panos tradicionais. (Crédito: Ana L. Pires)

Largo do Pelourinho

É no coração de Salvador que está o Largo do Pelourinho, abrigo de um dos mais famosos conjuntos de igrejas barrocas das Américas. (Crédito: Bahiatursa)

Praia do Rio Vermelho

Famosa pela intensa vida noturna, essa praia garante boa concentração de bares, restaurantes e hotéis. Mas é no dia 2 de fevereiro que milhares de pessoas se reúnem em torno de sua orla para homenagear Iemanjá, a "Rainha das Águas", com oferendas. (Crédito: Bahiatursa)

Projeto Tamar

Desde a década de 80, o Projeto Tamar, estuda e protege as tartarugas marinhas no litoral brasileiro. Entre as 21 bases espalhadas por todo Brasil, está a da Praia do Forte que conta com centro de visitantes, sala de vídeo, loja, restaurante e muito mais. (Crédito: Ana L. Pires)

Acarajé da Bahia

O melhor da gastronomia tipicamente baiana é vendido nas ruas de Salvador. (Crédito: Bahiatur)

Casa da Dinha

Quem for a Salvador, não deixe de dar uma passadinha na Casa da Dinha e saborear as delícias da Bahia. (Crédito: Jota Freitas)

Pontos Turísticos em Salvador

PELOURINHO

Considerado Patrimônio Histórico da Humanidade, o Pelourinho é caracterizado pelas fachadas coloridas e pelos 800 casarões dos séculos 17 e 18. Conhecido internacionalmente por ser o centro da cultura e história soteropolitana, o local é palco de grupos de afoxé, como Filhos de Gandhy, e de grupos afros, como o tradicional Olodum. O Pelourinho possui esse nome em referência às colunas onde os negros eram castigados em praça pública. É nessa parte de Salvador que estão a Fundação Casa de Jorge Amado, o Museu da Cidade e a Igreja de São Francisco.

ENDEREÇO: Praça José de Alencar, 12 | Largo do Pelourinho |

Mais informações em www.pelourinho.ba.gov.br.

ELEVADOR LACERDA, PARADA OBRIGATÓRIA EM SALVADOR

Ícone imponente do turismo de Salvador e cartão-postal memorável, o famoso Elevador Lacerda é a ligação entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa. Construído em dezembro de 1872, no mesmo local onde antes existia a Casa da Moeda, o local propicia a seus visitantes a generosa vista panorâmica da Baía de Todos os Santos. Seu nome é uma homenagem ao seu idealizador, Antônio Francisco Lacerda. Com 70 metros de altura transporta aproximadamente 118 passageiros. A última reforma foi feita em 1993.

ENDEREÇO: Praça Cairu | Cidade Baixa e Praça Tomé de Sousa | Cidade Alta | Graça.

Morro de São Paulo

Acessado somente via transporte aéreo ou marítimo, o Morro de São Paulo é um dos paraísos escondidos na Bahia. Trata-se de um arquipélago com praias perfeitas para você mergulhar e passear de barco. Se preferir, pode descansar, conhecer casarões do século 17 ou ver o pôr do sol. Para controlar o acesso e garantir a preservação do local, a prefeitura cobra de todo turista a Taxa de Preservação Ambiental (TPA), no valor de R$ 15 (referente a maio de 2014). O pagamento pode ser feito logo na entrada ou nos guichês instalados nos catamarãs. Guarde o comprovante e aproveite o passeio!

PRAÇA CASTRO ALVES

Certamente você já ouviu falar da Praça Castro Alves, principalmente durante o carnaval, quando o local passa ser ponto de encontro dos foliões na maior manifestação cultural da cidade. Ganhou o nome do poeta Antônio de Castro Alves e um monumento do escultor italiano Pasquale, em bronze e granito, imortalizando o artista homenageado.

IGREJA NOSSO SENHOR DO BONFIM

Concluída em 1772, a igreja apresenta em seu altar-mor a imagem do Padroeiro do Bonfim, conhecido por curar doenças e salvar vidas. O local ganha dimensão internacional com a tradicional lavagem da escadaria do Bonfim, realizada na segunda semana de janeiro. A fachada é parcialmente coberta por azulejos brancos portugueses que chegaram à igreja cem anos após sua construção, toda em rococó, com o interior em estilo neoclássico.

ENDEREÇO: Praça Senhor do Bomfim, s/nº | Telefone: (71) 3316-2196.

MERCADO MODELO

O Mercado Modelo é um dos principais pontos turísticos de Salvador. Construído em 1861, na antiga alfândega, funciona hoje como centro de comercialização de produtos artesanais e típicos da região. Diariamente, centenas de pessoas circulam por ele, de moradores a estrangeiros.

ENDEREÇO: Praça Cairu, s/n°| Comércio | Cidade Baixa | Telefone: (71) 3243-6543.

DIQUE DO TORORÓ

Não deixe de conferir um dos mais belos cartões postais da capital baiana. O Parque do Dique do Tororó passou por uma revitalização em 1998, ganhando equipamentos de lazer e esporte, anfiteatro, restaurantes, além de doze esculturas de orixás, feitas por Tati Moreno. Historicamente, acredita-se que foi construído pelos holandeses para fortalecer o sistema defensivo da cidade.

ENDEREÇO: Avenida Vasco da Gama, s/nº | Tororó.

FAROL E PRAIA DE ITAPUÃ

De tão bonita, a praia foi inspiração para uma das mais conhecidas músicas da MPB, canção de Toquinho e letra de Vinícius de Moraes, ''Tarde em Itapuã''. A Praia de Itapuã é protegida por arrecifes, areias branquinhas, águas cristalinas, ondas fracas, piscinas naturais e uma linda série de coqueiros que rodeiam a orla. Não foi a toa que Dorival Caymmi a imortalizou e inúmeros poetas se inspiraram em sua eterna beleza. Destaque ao farol, construído em 1873, utilizado para orientar a navegação marítima.


Onde Comer em Salvador

BABY BEEF

Oferece a Salvador a sofisticação dos grandes restaurantes, com um cardápio especialmente preparado para atender aos desejos do público soteropolitano. Em seu menu figuram saladas, grelhados especiais, peixes, crustáceos, massas, acompanhamentos e sobremesas.

ENDEREÇO: Avenida Antônio Carlos Magalhães, 3.363 | Telefone: (71) 3270-3000 |

Mais informações em www.babybeef.com.br.

CASA DA DINHA DO ACARAJÉ

Os principais pratos da culinária baiana estão reunidos no cardápio desse restaurante, desde as deliciosas sobremesas naturais às bebidas diversificadas. Com capacidade para receber até 50 pessoas, oferece espaço para festas e eventos.

ENDEREÇO: Rua João Gomes, 25 | Largo de Santana | Rio Vermelho | Telefone: (71) 3334-4350 |

Mais informações em www.casadadinhadoacaraje.com.br.

PIZZARIA PIOLLA

Parte integrante do complexo cultural e gastronômico Pirâmide do Rio Vermelho, a Pizzaria Piolla impressiona não só pelo sabor, mas também pela decoração colorida que inclui dezenas de lustres coloridos e forno vermelho gigante, em forma de um vaso Murano. No alto do teto de lâminas de aço, chama atenção um grande cubo de vidro, preso em trilhos aéreos, de onde, em algumas noites, os DJs animam o público, deslizando sobre o grande salão.

ENDEREÇO: Rua Conselheiro Pedro Luiz, 113 | Rio Vermelho | Telefone: (71) 3311-3300 |

Mais informações em www.piramidedoriovermelho.com.br.

RESTAURANTE AMADO

Restaurante contemporâneo e brasileiro agrega ambientes com uma vista deslumbrante para a Baía de Todos os Santos Tem sempre gente elegante, bonita e descolada.

ENDEREÇO: Avenida Lafayete Coutinho, 660 | Comércio | Telefone: (71) 3322-3520 |

Mais informações em www.amadobahia.com.br.


Onde Comprar em Salvador

MERCADO MODELO

Datado do século XIX e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o edifício abriga mais de 260 de lojas de artesanato com produtos típicos da Bahia, além de conter uma praça de alimentação. É considerado por muitos, um dos maiores centros de artesanato da América.

ENDEREÇO: Praça Visconde de Cayru, 250 | Comércio | Telefone: (71) 3241-2893.

Mais informações em www.mercadomodelobahia.com.br.

INSTITUTO DE ARTESANATO VISCONDE DE MAUÁ

Outro importante centro de artesanato de Salvador, que reúne trabalhadores de toda a Bahia. O local também oferece curso para artesãos.

ENDEREÇO: Praça Azevedo Fernandes, 02 | Porto da Barra |

Mais informações em www.maua.ba.gov.br.

LOJA DO OLODUM

Um dos mais conhecidos grupos artísticos da Bahia, tem em sua loja homônima uma grife própria, além de diversos outros produtos

ENDEREÇO: Rua Gregório de Matos, 22 | Pelourinho.

SALVADOR SHOPPING

O maior do gênero em Salvador e o segundo maior shopping da América Latina. Possui diversas lojas, (algumas marcas conhecidas nacionalmente) uma vasta praça de alimentação e opções para lazer.

ENDEREÇO: Avenida Tancredo Neves, 2.915 | Caminho das Árvores | Telefone: (71) 3417-6000 |

Mais informações em www.salvadorshopping.com.br.


Observação: O conteúdo do texto acima é meramente informativo. A confirmação dos preços e informações sobre os serviços disponíveis são de responsabilidade das empresas mencionadas.

IMPORTANTE: O conteúdo desta página é protegido por direitos autorais. Fica proibida a reprodução dos conteúdos - textos, figuras e gráficos - do Portal, salvo prévia autorização por escrito da CVC.

*Os valores dos pacotes apresentados nesta página podem variar de acordo com a cidade de origem. Selecione sua localização e confira o menor preço disponível para sua localidade. Todos os preços estão sujeitos à disponibilidade de lugares no ato da reserva. Os valores dos pacotes acima são o total do quarto dividido pela quantidade de passageiros (adulto ou criança ou bebê).

Calendário de Festas e Eventos

  • JAN

    • Bom Jesus dos Navegantes

      Farol Folia

      Lavagem do Bonfim

  • FEV

    • Carnaval

      Festa de Iemanjá

      Lavagem de Itapuã

  • MAR

    • Fundação da Cidade

  • ABR

    • Semana Santa

  • MAI

    • Dia de São Francisco Xavier

  • JUN

    • Corpus Christi

      Festa de São João

  • JUL

    • Independência da Bahia

  • SET

    • Cosme e Damião

  • NOV

    • Dia da Baiana

      Festival Internacional de Fogos de Artifício

  • DEZ

    • Festa de Nossa Senhora da Conceição

      Natal

      Réveillon

Confira todos os pacotes para

CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens | CNPJ: 10.760.260/0001-19 | Rua das Figueiras, 501 - Jardim – Santo André – SP | CEP: 09.080-370 © 2014 Viagens CVC - Todos os direitos reservados.